Como fazer arroz para sushi

Dec 12 , 2018

Ochir Soros

Como fazer arroz para sushi

1) A escolha certa do Arroz

Primeiramente você deve escolher um arroz Tipo Japonês. Aqui no Brasil encontramos várias marcas, entre eles o Momiji, Guin, Mirokumai, Yanagi, Hirabi entre outros. Você pode fazer com arroz japonês grão curto, mais apreciado pelos japoneses no Japão ou arroz japonês grão longo, mais comum aqui no Brasil.

2) A medida do Arroz

Para preparar o arroz para sushi você vai precisar de uma medida. Sempre utilize algum objeto como medida.
Vamos utilizar como objeto de medida o copo americano.

3) Retire as impurezas do Arroz

Depois que você escolheu o arroz certo, colocou a medida é hora de “limpar o arroz”. O Arroz tipo japonês é rico em amido e por esse motivo precisamos retirar o excesso.

Coloque o arroz numa panela grande e encha de água. Dê uma boa mexida com as pontas dos dedos (para que não danifique os grãos). Repita esse procedimento até que a água fique transparente. Após retirar as impurezas escorra a água.

4) A Preparação do Arroz

Depois que você retirou as impurezas é hora de levar o arroz tipo japonês ao fogo. Vamos para os exemplos:

Vamos para o exemplo 1   ( Utilizando uma panela convencional ): Se você utilizar 02 copos americano de arroz você vai precisar utilizar 3 copos americano de água. Considere em média 18 a 30 minutos para o arroz ficar pronto.
obs: quanto maior a quantidade de arroz, maior o tempo de cozimento.

Vamos para o exemplo 2  ( Utilizando uma panela elétrica ): Utilize a mesma medida de arroz para água.
A vantagem da panela elétrica japonesa (Zojirushi e Tiger) ou coreana (Cuckoo) é que ela muda de status automaticamente:

  1. “Cozinhando” (Cooking)
  2. “Manter Aquecido” (Keep Warm)Quando altera o Status de “Cozinhando” para “Manter Aquecido” é porque o seu arroz ficou pronto.
    Se a sua panela elétrica não for automatizada, você tem que ficar atento para desligá-la para evitar que queime  fundo do arroz.

Passo a passo: Coloque o arroz numa panela, acrescente a medida de água e deixe no fogo médio por 08 minutos. Quando levantar fervura deixe no fogo baixo e espere cozinhar por completo.
Depois que o arroz cozinhar por completo deixe-o descansar por 10 minutos.
Esse tempo pode variar dependendo da quantidade de arroz a ser preparada.

5) Preparando o Shari (Arroz para Sushi)

O Shari é o arroz temperado para sushi. Depois que você preparou o arroz para sushi (dicas acima) e preparou o Molho Su é hora de finalizar a preparação do Shari.

Depois que o seu arroz tipo japonês estiver pronto é hora de transferir para um recipiente de madeira (hanguiri) ou de plástico.